Bullet Journal: tudo sobre o queridinho do momento!



            Provavelmente você já viu muitas fotos de caderninhos lindos e decorados, mas que prometem ao mesmo tempo ser uma ferramenta de organização. Parece estranho? Nada disso. É apenas o bullet journal. Nunca ouviu falar sobre isso? Já ouviu, mas não sabe muito bem como funciona? Está por dentro do que é, mas não sabe como começar a fazer um para você? Aproveite nosso post e aprenda tudo sobre o queridinho do momento!

            O que é o bullet journal?

            Muita gente acha que o bullet journal é só mais uma variação de agenda, mas na verdade ele é um método de organização. O BuJo (como é conhecido pelos íntimos) foi criado por Ryder Carroll, um designer que estava procurando uma forma mais eficiente de organizar sua rotina e seu trabalho. O método surgiu como uma solução de organização funcional e personalizável.

A tradução de seu nome significa algo como “Diário em Tópicos”, pois bullets são aqueles pontinhos que colocamos na frente das tarefas ou das listas. O método é uma ótima opção para quem não gosta ou não se adapta a agendas tradicionais ou tem trabalhos e rotinas que demandam mais do que as agendas tradicionais oferecem. O bullet journal é a essência da organização, mas sem as limitações impostas pelos modelos que conhecemos.



            Para que serve o bullet journal?

O conteúdo do bullet journal vai além do que normalmente encontramos em agendas, já que a ideia é que ele seja totalmente personalizável e de acordo com os objetivos do usuário. Ou seja, não existe uma única maneira de usar o bullet journal. Outra coisa muito legal no bullet journal é que você também pode criar seu próprio design, usando seus materiais de papelaria favoritos (recomendamos alguns no final do post!).

Pode parecer impossível fazer uma decoração de BuJo tão bonita quanto as que vemos pela internet, mas acredite: não é! É apenas com a prática que você será capaz de fazer um BuJo bonito, então não perca a força de vontade! Além disso, não podemos esquecer que a beleza é importante, mas que o ponto principal de ter um BuJo é a organização flexível e personalizada.

            Como fazer um bullet journal?

            Como já comentamos, não existe uma única maneira de fazer seu BuJo, sendo essa uma das grandes vantagens do método. Porém, um bullet journal tradicional tem, pelo menos, cinco seções básicas, sendo elas: índice, legenda, log do futuro, log mensal e logs diários. Vamos falar rapidamente sobre cada uma dessas seções para que você seja capaz de entender qual é a melhor forma de adaptá-las e usá-las no seu BuJo.

·         Índice: fica nas primeiras páginas do seu caderno e é onde você vai fazer um sumário do conteúdo das páginas do seu BuJo. Provavelmente seu caderno não tem as páginas numeradas, mas para que sua organização seja funcional, o ideal é que você numere todas elas.


·         Legenda: a legenda é o que vai te ajudar a se organizar diariamente, nos seus logs diários. Sua primeira versão foi criada por Ryder Carroll, mas ela pode sofrer adaptações de acordo com as demanda e necessidades de cada criador. A ideia é deixar a agenda anotada em uma página, ou colada em um post-it na capa inteira, para que você saiba exatamente o que cada símbolo significa e possa se organizar melhor. Essas foram as sugestões do criador, mas sinta-se livre para adaptá-las conforme sua necessidade:


   significa uma tarefa a fazer no dia
   X é o símbolo feito em cima do quando a tarefa for feita
   > é o símbolo feito em cima do quando a tarefa foi adiada para o dia seguinte
   <  é o símbolo feito em cima do • quando a tarefa foi adiada para uma data específica no futuro (por exemplo, remarcar uma consulta médica)
   o simboliza um evento ou compromisso, normalmente externo
   – é utilizado quando você precisa fazer uma nota qualquer no meio do dia (por exemplo, anotar uma citação excelente de algum livro que você está lendo, ou uma sugestão de filme que alguém fez)
   * significa que a tarefa tem prioridade



·         Log do Futuro: seção onde você vai anotar todas as tarefas e eventos dos meses futuros. Você vai precisar desenhar um espacinho para cada mês, com lugar disponível para anotar sobre o futuro. Assim, você tem uma visão geral do seu ano e é capaz de se organizar melhor.



·         Log Mensal: é a versão mensal do log anterior, onde você vai ver o mês de uma vez só e anotar compromissos importantes e pontuais diariamente.



·         Logs Diários: é nesse log que você vai aplicar as legendas e organizar seus dias, com base nas tarefas diárias e no que você já sabe que vai precisar fazer naqueles dias, devido aos logs mensais e anuais. O ideal é ir montando os dias conforme eles forem chegando, porque você nunca sabe o quanto de espaço vai precisar.

Do que eu preciso para fazer um bullet journal?

O bullet journal é feito em um caderno, normalmente com folhas pontilhadas. E todo resto depende da sua criatividade e da sua forma de organização ideal! Ou seja, você só vai precisar de um caderno (normalmente pontilhado e em forma de caderneta, como essa aqui), uma caneta (recomendamos uma bem fininha, como as da Tris!) e todo tipo de material de decoração e papelaria que você quiser! Nós recomendamos canetas coloridas, post-its fofos, washi tapes divertidas e muito mais! Assim seu BuJo vai ficar funcional e bonito! Que tal aproveitar os produtos da para decorar e organizar seu BuJo? Comece hoje mesmo e vem pra De Papier!



Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). Todos os direitos reservados ®. De Papier.




0 comentários:

Postar um comentário